quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Arquitetura Contemporânea


Paraty House, M. Kogan, Paraty-RJ-Brasil


Loft L, kadawittfeldarchitektur, Aachen-Alemanha


Panamá House, M. Kogan, São Paulo-SP-Brasil

Há pouco tempo, gostava mesmo eram de casas no estilo colonial - aquelas com telhadinhos e tal. Mas ultimamente estudando um pouco arquitetura, começo a ver a beleza das construções contemporâneas bem pensadas, estudadas e criativas. Sei que nem todas são pensadas, mas simplesmente são construídas para o "desastre" estético dos nossos bairros e por conseqüência de nossas cidades. E as cidades que mais sofrem são aquelas em que ocorre um crescimento rápido, por exemplo, as cidades litorâneas. Mas, deixando as exceções à regra pra trás...
Como já dizia Vitrúvio, "A arquitetura deve seguir os seguintes princípios: utilitas, veritas e firmitas (utilidade, beleza e solidez)." Esse conceito apesar de antigo, continua válido. Ao menos deveria.
Agora, eu penso que a arquitetura, assim como o ser humano deve evoluir, sempre em busca do melhor, utilizando suas ferramentas, tecnologias e princípios.
Outro dia pela internet, twitter, não lembro quem enviou um link para um site muito legal de arquitetura contemporânea, Daily Tonic. Outro dia me deparei com outro muito legal, The Cool Hunter. E este aqui, Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos, tem desde construções, decoração de interiores até objetos geek dos mais esdrúxulos possível, vale a pena dar uma conferida!


YTL Residence, Jouin Manku, Kuala Lumpur, Malásia


Lac Superieur Residence, Saucier+Perrotte, Lac Superieur - Mont-Tremblant - Canadá

Outra dica legal, pra quem está começando a estudar arquitetura, assim como eu, é um livro que li recentemente, Origens da Arquitetura Moderna e do Design, de Nikolaus Pevsner.

Abraços,
Luli

Nenhum comentário:

Postar um comentário